A região de Lafões vai estar em risco de incêndio máximo a partir desta terça-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta segunda, os três concelhos mantêm-se em risco muito elevado – o segundo nível mais alto da escala -, com as temperaturas máximas a chegarem aos 37 graus em Vouzela e São Pedro do Sul e aos 35 em Oliveira de Frades.
As previsões agravam-se no dia seguinte, com os três concelhos a entrarem em risco máximo de incêndio. Vouzela vai manter-se nesta situação até quinta-feira, Oliveira de Frades até quarta e São Pedro do Sul até sexta.
Apesar de os termómetros registarem uma pequena descida esta terça-feira, o calor vai acentuar-se gradualmente até sexta, podendo alcançar os 38 graus.
Nos dias de risco máximo, é proibido usar moto-roçadoras – excepto se possuírem fio de nylon-, corta-matos e destroçadores, sendo aconselhável evitar o uso de grades de discos.
Independentemente do nível de risco, durante o período crítico de incêndios – que vigora até 30 de Setembro -, é proibido fazer queima de amontoados e queimas extensivas em autorização, usar fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados, bem como fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais, entre outras condicionantes, que podem ser consultadas no site do IPMA.