A Junta de Freguesia de Valadares, em São Pedro do Sul, está a incentivar os caçadores a baixar a densidade populacional dos javalis, como forma de diminuir os prejuízos que a espécie tem provocado aos agricultores.
Até ao momento, foram colocados seis cevadouros dispersos pela freguesia, adiantou o Presidente da Junta de Freguesia de Valadares, Pedro Soares, adiantando que a ideia é depois organizar caçadas. Paralelamente, está a ser feito o levantamento dos locais onde têm sido registados prejuízos.
Esta é uma medida que foi autorizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e que conta com a colaboração da Associação Clube de Caça e Pesca das Maias, entidade gestora cinegética local.
“Há três ou quatro aldeias onde há queixas de que os javalis estão a destruir até as plantações de batata, algo que não acontecia. Era mais o milho”, salienta o autarca, temendo que “os poucos que cultivam, deixem de o fazer e se perca o amor às terras”.
De acordo com o Presidente da Junta de Freguesia de Valadares, as acções iniciaram-se no início do mês de Maio, sendo garantidas “a legalidade e segurança devidas e cumpridas todas as regras”. “É uma medida que leva tempo e algumas noites mas temos de ir ajudando dentro das possibilidades”, sustenta Pedro Soares.
Para mais informações sobre esta iniciativa, os agricultores e caçadores podem contactar os serviços da Junta de Freguesia de Valadares, através do número 969 254 273.