VOUZELA, 14 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Já pode ser pedido o estatuto de cuidador informal

2 de Julho 2020

Os cuidadores informais podem requerer, a partir desta quarta-feira, o estatuto correspondente através do formulário disponível no site da Segurança Social,  no menu “Família”.

Também a partir desta quarta-feira, passa a estar disponível o Gabinete de Acolhimento ao Cuidador Informal em todas as sedes dos centros distritais da Segurança Social, para esclarecimento de dúvidas.

Entre os direitos que o estatuto dá, contam-se períodos de descanso, apoio psicológico, acompanhamento e formação profissionais para a prestação adequada de cuidados de saúde ou o acesso a informação de relevo sobre a evolução da doença e boas práticas,

O processo de reconhecimento do estatuto destas pessoas é assim alargado ao resto do país, depois do projecto-piloto em 30 concelhos, que arrancou no início de Junho.

Os apoios para os cuidadores residentes nestes municípios incluem, entre outros, o acesso a um novo subsídio de apoio específico, com o valor de referência de 438,81 euros e variável em função dos rendimentos, bem como a atribuição de “profissionais de referência, da área da Saúde e da Segurança Social, que farão um plano de intervenção que irá incluir medidas de acompanhamento, aconselhamento, capacitação e formação para o cuidador”.

Apenas nestes 30 concelhos está previsto o acesso ao referido subsídio, desde que os candidatos reúnam as condições necessárias.

 

 

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM