O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai receber um financiamento de quase 180 mil euros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para realizar oito “Escolas de Verão”, um conjunto de actividades presenciais de alunos, professores e investigadores que pretende responder à pandemia de Covid-19.
O apoio surge no âmbito do programa especial “Verão com Ciência”, promovido pela FCT em colaboração com a Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), cujo objectivo é estimular iniciativas de investigação, desenvolvimento e formação superior, que contribuam para o processo de estabilização económica e social do país.
No IPV, as oito escolas vão decorrer entre os meses de Julho e Outubro. O presidente da instituição, João Monney Paiva, destaca a dinâmica dos docentes e investigadores das várias escolas, que, em espaço de tempo, apresentaram projectos de áreas formativas como ciências agrárias, alimentares e veterinárias, ciências da vida e da saúde, educação e desenvolvimento Social e ou engenharias e tecnologias.
A nível nacional, o apoio especial “Verão com Ciência” vai contemplar 87 instituições de ensino superior, entre politécnicos e universidades, num valor global de 2.464.112 euros.