O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) iniciou esta quarta-feira a campanha “O Futuro é Colectivo”, que visa promover o uso do transporte público colectivo através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: + barato/melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta/cómodo e seguro. A iniciativa de sensibilização vai ser divulgada nas três televisões de sinal aberto, em rádios, media digitais, redes sociais, rede multibanco, mupis e imprensa regional.
“Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade. O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos activos”, realça o IMT em comunicado.
O Instituto lembra que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, “levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes, na poupança das famílias e na simplificação dos sistemas tarifários, atraindo assim novos passageiros para o transporte público. A crise sanitária condicionou a utilização desta forma de transporte, pelo que, segundo o IMT, “é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo para promover o regresso e atrair novos passageiros”.
A campanha “O Futuro é Colectivo” tem a parceria de cerca de 50 entidades de vários pontos do país, entre as quais a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.