VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Governo cria grupo de trabalho para facilitar dispensa de medicamentos

8 de Julho 2020

O Governo criou um grupo de trabalho para elaborar uma proposta que permita facilitar a dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias, anunciou esta quarta-feira a secretária de Estado da Saúde, Jamila Madeira, durante a conferência de imprensa sobre a pandemia de Covid.19. O objectivo é garantir uma resposta mais cómoda e eficaz aos doentes, especialmente os que integram grupos de risco, como portadores de HIV ou pacientes oncológicos, por exemplo.

“Decidimos criar um grupo de trabalho liderado pelo Infarmed, que vai apresentar uma proposta a respeito de uma eventual transferência de determinados medicamentos, com prova de eficácia e segurança e já com genéricos comercializados, para potencial alteração da dispensa em farmácia hospitalar, para dispensa em farmácia comunitária, e produzir resultados em 60 dias”, revelou a governante.

A equipa de profissionais vai também analisar casos de medicamentos em que deva manter-se a gestão hospitalar, mas cuja dispensa possa ser descentralizada.

“Este grupo deve desenvolver uma proposta com o envolvimento dos parceiros e das ordens profissionais que estruture um modelo de circuito de prescrição, gestão e dispensa a adoptar pelas instituições do SNS, centrado nas preferências do doente relativamente ao local de dispensa”, avançou Jamila Madeira.

O objectivo, segundo a secretária de Estado, é dar sequência ao que foi feito nos últimos meses, em que foram utilizados regimes de dispensa de medicamento hospitalar, que permitiram “servir um total de 152.061 utentes” entre 17 de Março e 27 de Maio.

O presidente do Infarmed, Rui Ivo, também presente na conferência de imprensa, revelou que nos meses de Abril e Maio 30 mil doentes receberam os medicamentos em casa e 15 mil numa farmácia que escolheram, especificando que essas pessoas pertenciam a grupos de risco, como portadores de HIV ou doentes oncológico..

O responsável estima que em Setembro possa existir já “uma proposta preparada” pelo grupo de trabalho para ser apresentada.

 

 

 

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM