A GNR lançou a campanha nacional #NaoSouDeFerro – A mota podes trocar, a vida não!, que tem como objectivo “inverter a tendência de aumento da sinistralidade” com veículos de duas rodas a motor e “contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro”.
A iniciativa, que decorre até ao próximo domingo, enquadra-se numa estratégia de prevenção e de consciencialização, prevê a várias acções de sensibilização por todo o território nacional.
Numa nota publicada nas redes sociais, a GNR revela que este ano, até ao dia 30 de Setembro, cerca de 10% do total de acidentes registados envolveram veículos de duas rodas a motor, “salientando-se que, das vítimas registadas, 28,9% são condutores ou passageiros de veículos de duas rodas e das vítimas mortais a lamentar, cerca de 32% correspondem também a condutores/passageiros de veículos de duas rodas a motor”.
A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra vários condutores em excesso de velocidade e veículos destruídos na sequência de acidentes.
Por estes dias, a força de segurança vai também realizar acções de sensibilização algumas áreas de serviço de norte a sul do país e nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve, devido à previsão de “um elevado fluxo de veículos de duas rodas a motor em direcção ao Algarve”, para acompanhamento do Moto GP, que decorre entre sexta-feira e domingo.