VOUZELA, 20 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

GNR lembra cuidados a ter para evitar acidentes agrícolas

18 de Setembro 2020

O comando territorial de Viseu da GNR realizou recentemente acções de fiscalização e sensibilização para prevenir acidentes agrícolas, no âmbito da operação “Campo Seguro”, que decorre até ao fim do ano.

A força de segurança recomendou aos condutores que verifiquem a manutenção do veículo, advertindo que “o mau funcionamento ou falta de limpeza podem causar acidentes”, e aconselhou o uso de estruturas de protecção, como o arco de “Santo António”, que “pode evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos”.

Entre os conselhos dados pela GNR, destacou-se ainda a utilização de acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei, a frequência de acções de formação teóricas e práticas, de forma a saber os riscos da condução de tractores agrícolas, a não condução  sob o efeito de álcool, fadiga ou com excesso de velocidade, e o respeito pelos limites do tractor, que não deve ser sobrecarregado e onde não devem ser transportados passageiros ‘à pendura’.

Iniciada a 1 de Junho, a operação “Campo Seguro” inclui também acções de informação e sensibilização sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos de cortiça, produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

A GNR tem desenvolvido também acções de de policiamento de proximidade e de fiscalização com o objectivo de garantir que as diversas campanhas agrícolas “decorram num clima de segurança”.

 

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM