A GNR iniciou a Operação “Bom Caminho”, que decorrerá até ao final do ano, com o objectivo de apoiar e proteger os peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela e que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior.
A iniciativa vai estar sob responsabilidade dos Comandos Territoriais de Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real, que, segundo a força policial, vão desenvolver várias “actividades operacionais que contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”.
Os militares vão também reforçar a presença nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, através de patrulhamento específico e acções de sensibilização, tendo em vista transmitir os principais conselhos de segurança”.
Tais recomendações incluem, por exemplo, a planificação/preparação do percurso, o não desvio do trajecto definido, a circulação apenas durante o dia, o uso de roupas claras e de material retro-reflector ou a circulação elos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas.
A GNR aconselha ainda os peregrinos a caminharem em fila única quando vão em grupo; a manterem o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família; a não utilizarem auscultadores durante o caminho; a evitarem o transporte de grandes quantidades de dinheiro; a não deixarem bens/dinheiro ao alcance de terceiros nos albergues e a deslocarem-se sempre munidos de documento de identificação (cartão de cidadão/passaporte e cartão europeu de saúde).
Os militares vão também fazer patrulhas conjuntas com a Guardia Covil nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no Verão.