VOUZELA, 13 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

GNR abordou mais de 18 mil condutores e quase 25 mil pessoas no distrito

1 de Maio 2020

Desde 13 de Março, no distrito de Viseu, a GNR abordou mais de 18 mil condutores e interagiu com quase 25 mil pessoas, no âmbito das acções que tiveram como missão fazer cumprir normativos legais a propósito do combate à Covid-19, nomeadamente o confinamento obrigatório, o dever geral de recolhimento e a suspensão de actividade comercial.

Durante esse período, foram detidas 7 pessoas por desobediência ao dever de confinamento obrigatório e instaurado um processo pelo crime de desobediência, depois de um cidadão reincidir na desobediência do dever de recolhimento domiciliário.

A GNR deu ainda ordem de encerramento a 85 estabelecimentos, “que foram sensibilizados a encerrar” por desobediência às regras de funcionamento durante o estado de emergência. Do total, resultaram processos a 55 espaços, que seguiram para tribunal por terem reincidido.

Os números foram revelados ao nosso Jornal pelo tenente-coronel Adriano Resende, relações públicas da GNR de Viseu.

 

Balanço é “positivo”

De acordo com o responsável, foram ainda desenvolvidas acções de sensibilização junto de 1800 pessoas que se enquadravam no dever especial de protecção, nomeadamente idosos com mais de 70 anos ou com doenças associadas.

Em relação ao dever geral de recolhimento, foram abordadas 5364 pessoas que se encontravam a circular sem ser pelas questões essenciais decretadas no estado de emergência e que foram aconselhadas a regressar a casa.

Ainda assim, o tenente-coronel Adriano Resende faz um balanço positivo. “A maioria cumpriu. Esperemos que assim continue. Proteja-se a si e aos outros”, conclui.

 

Números globais

A nível nacional, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI), desde que foi decretado o estado de emergência, a 22 de Março, devido à pandemia de covid-19, que as forças de segurança detiveram mais de 400 pessoas e encerraram quase 2500 estabelecimentos comerciais por incumprimento das normas.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM