O passado sábado, dia 26, foi de festa para Fataunços, que assinou a carta de compromisso de adesão à rede “Aldeias de Portugal”. O programa começou, com o envolvimento da comunidade, por uma viagem pelos sabores e saberes locais – desde a confecção do pão à riqueza da doçaria, sem esquecer o vinho novo e a jeropiga – cujo objectivo foi o de recuperar, preservar e divulgar as memórias e a gastronomia da aldeia.
“Para chegar até aqui, a este dia, várias actividades foram desenvolvidas, envolvendo diversas entidades, assim como as forças vivas da aldeia”, lembrou Carlos Cardoso, em representação da ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva). Também Cláudia Miranda, da ATA – Associação de Turismo de Aldeia, sublinhou o contributo da comunidade para o sucesso do projecto. “A assinatura da carta de compromisso é apenas o primeiro passo para mostrarmos o que de bom temos nesta aldeia e a população e as forças vivas locais estão a comprometer-se a não deixar morrerem as tradições e o património gastronómico e imaterial de Fataunços”, desafiou.
“Festas e Sabores” são os critérios diferenciadores atribuídos à aldeia. “Queremos com este projecto manter viva a alma, a identidade e a autenticidade de Fataunços”, salientou o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, destacando a união de esforços das entidades organizadoras, das colectividades da freguesia, da Junta, da autarquia e da população, à qual fez um agradecimento especial por “abraçar a missão”.