VOUZELA, 19 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Exposição sobre “Pilar Europeu dos Direitos Sociais” arranca em digressão

1 de Setembro 2021

A Exposição Pilar Europeu dos Direitos Sociais, promovida pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões, já foi inaugurada, na Biblioteca Municipal de Nelas, e vai percorrer alguns dos espaços que compõem a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL).

A iniciativa tem como objectivo reforçar os laços de proximidade entre os cidadãos e a União Europeia (UE). Fruto de uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, esta exibição visa dar a conhecer, de forma imersiva, os 20 princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que constituem o quadro de orientação para a construção de uma Europa social forte, justa, inclusiva e plena de oportunidades. Estes princípios estão estruturados em torno de três grandes prioridades: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho; condições de trabalho justas; protecção e inclusão social.

Constituída por 24 painéis, a exposição segue depois para Santa Comba Dão (6 a 11 de Setembro); Mangualde (13 a 18 de Setembro); Penalva do Castelo (20 a 25 de Setembro); Sátão (27 de Setembro a 01 de Outubro); Castro Daire (4 a 9 de Outubro); São Pedro do Sul (11 a 16 de Outubro); e Vouzela (18 a 23 de Outubro), incluindo, ainda, o Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (25 a 30 de Outubro), na Casa do Adro.

Segundo o gestor do Europe Direct Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida, “ao promover esta exposição, o Europe Direct Viseu Dão Lafões procura contribuir, a nível local, não só, para estimular o debate público, mas também,  para informar e consciencializar os cidadãos relativamente às mais recentes políticas de âmbito europeu em torno dos direitos sociais”.

“Em 2017, o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão aprovaram o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, um marco na história social da Europa. A CIM, através da RIBVDL, não podia de deixar de se associar a esta iniciativa do Europe Direct Viseu Dão Lafões que procura alargar o conhecimento local sobre a União Europeia e divulgar as suas políticas. Esta iniciativa enquadra-se, ainda, no trabalho que a CIM tem desenvolvido, ao longo dos anos, no domínio da coesão social”, defende o secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM