O projecto Europe Direct Viseu Dão Lafões vai promover esta segunda-feira diversas actividades, no âmbito das comemorações do Dia da Europa.
O programa começa às 9h00, com o hastear da bandeira da União Europeia no centro de informação sobres questões comunitárias, localizado na Casa do Adro, em Viseu.
A comunidade escolar do território Viseu Dão Lafões vai ter a oportunidade de descobrir por dentro o Centro Europe Direct e tomar parte no debate “A importância da participação activa dos jovens nos assuntos Europeus”, que visa mostrar aos jovens a relevância da sua participação na construção do futuro da europa.
Os alunos vão poder, depois, participar na actividade lúdico-pedagógica “Vamos conhecer a UE”, composta por um conjunto de jogos didácticos que estimulam o conhecimento relativo ao processo de construção europeu.
As comemorações do Dia da Europa vão incluir, ainda, a inauguração da Exposição – Cartazes| Revista Europeia, na Universidade de Aveiro, promovida pelos alunos de Economia. Estes estudantes serão também o público-alvo de uma conversa sobre o tema “Cidadania Europeia”, que vai realizar-se na universidade aveirense, no mesmo dia. A sessão, dinamizada pela Professora Marta Dias (UA) e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, vai focar-se na visão dos jovens sobre o que é ser europeu e conta com uma transmissão live nas Redes Socias do Europe Direct.
O programa contempla, em simultÂneo, várias acções comemorativas do Dia da Europa em contexto de sala de aula, nas diversas escolas e agrupamentos da região Viseu Dão Lafões, suportadas por materiais alusivos à União Europeia, disponibilizados pelo Centro Europe Direct.
“Com estas actividades a decorrer nas regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, pretendemos estimular e aprofundar, junto dos mais jovens, a vontade de descoberta e o seu conhecimento relativamente a esta grande iniciativa que é a União Europeia”, adianta o responsável pelo Centro Europe Direct, José Carlos Almeida.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, realça que “neste período de grande incerteza, em que agora vivemos, a CIM, enquanto entidade de acolhimento do Centro Europe Direct, está fortemente empenhada na divulgação e promoção do espírito e dos valores da União Europeia”. “Queremos que todos os cidadãos do nosso território, independentemente da sua origem, se sintam cidadãos europeus de pleno direito e tenham as ferramentas que lhes permitam contribuir para o futuro da europa”, conclui o responsável.
Celebrado pela primeira vez em 1986, o Dia da Europa a data de 9 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de criação de uma entidade europeia supranacional, aquilo que é hoje a União Europeia.