VOUZELA, 17 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Esta terça-feira comemora-se o 1º Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 de Maio 2020
É a língua que usamos para escrever o Notícias de Vouzela e para comunicar com todos os que o lêem, alguns dos quais estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. O Português está em todo o lado, bem sabemos, sendo falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial.
Neste 5 de Maio, comemora-se o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride consagrada em Novembro do ano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A pandemia de COVID-19 não permite que se realize uma festa física, por isso esta vai ser decorrer online, com um evento comemorativo no Youtube do Instituto Camões, às 12h00, que vai juntar cerca de 20 personalidades lusófonas da política, música, cultura e desporto, como Mia Couto, Manuel Alegre, Adriana Calcanhoto, Dino Santiago, Pauleta, Fernando Pimenta, Maria Manuel Mota, José Ramos-Horta ou José Tolentino de Mendonça, entre outros.
Durante a cerimónia, vão ser difundidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de Estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.
O evento inclui ainda um concerto, que vai contar com os músicos Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste).
Em simultâneo com estas iniciativas online, vai ser divulgado um estudo sobre A língua portuguesa como activo global e lançado um concurso literário para estudantes de língua e literaturas portuguesas espalhados pelo mundo – Os Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa -, que desafia os alunos a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.

Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM