VOUZELA, 12 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Esperados 40 graus na região no início da próxima semana

7 de Julho 2022

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no âmbito do Plano de Saúde Sazonal/Verão alerta para a continuação da subida das temperaturas, que, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Lafões poderão chegar aos 40 graus no início da próxima semana.

Assim, numa nota enviada às redacções, o organismo reforça que a população deve “evitar a exposição directa ao sol entre as 11h00 e as 16h00” e a prática de “esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor”.

O uso, no exterior, de protector solar com factor de protecção superior a 30, de chapéu, óculos de sol e de roupas leves de cor clara também estão entre as recomendações. “Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados. Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios”, pode ler-se no documento.

Deve ainda beber-se água, fazer refeições ligeiras e evitar a ingestão de álcool e de refrigerantes.

“Estas medidas individuais de protecção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem actividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre”, refere a ARSC, deixando também cuidados especiais para quem se prepara para viajar.

Nesta época convém estar atento e contactar, com maior frequência, idosos e outras pessoas vulneráveis que vivam sozinhas.

As noites serão agradáveis, com os termómetros a oscilar entre os 18 e 21 graus.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM