VOUZELA, 22 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Escolas de Lafões disputam Concurso Nacional Eco-Código

6 de Julho 2020

As escolas básica de Vouzela, EB 2,3S de Oliveira de Frades e Secundária de São Pedro do Sul estão na corrida ao Concurso Nacional Eco-Código, que a nível nacional vai premiar os alunos criadores dos melhores pósteres com mensagens em prol do ambiente.

O trabalho feito pelos mais novos do estabelecimento de Vouzela apresenta um desenho do sol, do qual saem raios de frases, sob a forma de sábios conselhos, em direcção à Terra, onde predomina a verdura, a reciclagem e a energia renovável. “Para a poluição travar, as eólicas tens de usar” e “Para o mundo ajudar, temos de reciclar” são apenas algumas das mensagens do cartaz.

No caso de Oliveira de Frades, o poster apresenta a imagem do planeta Terra amarrado por cadeados e envolto em rimas, como “Para longe chegar temos de reaproveitar”, “Para a água beber, não poluir é o nosso dever” e “Sem plástico a boiar para o mar salvar”.

Em São Pedro do Sul, a imagem escolhida é igualmente um globo, mas este envolvido por várias mãos, que compõem o símbolo da reciclagem. “A usar energia renovável a vida é mais sustentável” e “Para o oceano salvar, o lixo temos de reciclar” são apenas algumas das mensagens.

Estes e os demais pósteres estão integrados em álbuns, disponíveis no Facebook do programa nacional Eco-Escolas, na secção “Fotos”. As votações decorrem até ao dia 15 de Julho, sendo distinguidos os três trabalhos com maior número de gostos em cada álbum.

O Eco-Código, como se designam os trabalhos a concurso, é uma declaração de objectivos, traduzidos em acções concretas, que todos os membros da respectiva comunidade deverão seguir, constituindo assim “o código de conduta ambiental da escola”, revela a organização da iniciativa. Água, resíduos, energia e o tema do ano: comunidades sustentáveis são os temas deste ano.

A iniciativa faz parte do programa Eco-Escolas, que tem como objectivo estimular acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM