Todos os Jardins de Infância e Escolas Básicas da Região Centro, através dos respectivos Agrupamentos de Escolas, vão receber o livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”. A iniciativa, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, abrange mais de 800 escolas básicas com 1º ciclo/jardins de infância e cerca de 300 IPSS.
“O Superpoder da Júlia” é uma obra audiovisual lançada pela LPCC, com o apoio da MSD Portugal, para assinalar o Dia Mundial do Cancro. O projecto tem como objectivo ajudar os adultos a explicarem às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia a dia da família e como podem os mais pequenos ajudar a fazer a diferença.
Os alunos vão poder ter contacto com a história de uma menina alegre, corajosa e cheia de vida e de um pai lutador que enfrentam o cancro com amor. A personagem Júlia vai descobrir que o pai tem uma doença chamada cancro – vai ficar mais cansado, terá de ir ao hospital fazer tratamentos e o seu cabelo vai acabar por cair. Com a ajuda da mãe, a Júlia vai também aprender que a doença não é contagiosa, que pode continuar a brincar e ajudar o pai a sentir-se melhor com os seus super-poderes.
“Recorde-se que em Portugal, surgem cerca de 60 000 novos casos de cancro todos os anos, afectando milhares de famílias portuguesas. Não raras vezes, estas famílias têm no seu núcleo familiar crianças pequenas, em idade pré-escolar ou nos primeiros anos de escola… Os recursos e a informação disponível para ajudar os adultos a explicar o cancro e o seu impacto às crianças são escassos, o que justifica a disponibilização de uma ferramenta adaptada a crianças a partir dos 3 anos, acessível, apelativa e facilitadora da comunicação entre o adulto e a criança”, explica o Núcleo Regional do Centro da LPCC.