O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, pede aos pais que não interrompam as aulas à distância que os filhos estão a ter no terceiro período, no âmbito da pandemia da Covid-19.
“As aulas são para os alunos. Não interrompa. Não comente. Não chame o seu filho a meio da aula. Construa a autonomia e não faça por eles. Não lhe compete ser o professor, ainda que se sinta invadido de trabalho. Não são TPCs, são os trabalhos normais da escola. E há tempo para ir ajustando”, refere o governante, numa mensagem publicada na rede social Facebook.
João Costa sublinha que os professores “estão a trabalhar como nunca, com meios e metodologias completamente novos”, e precisam de “apoio e respeito”. “Nas crises,a colaboração é essencial. Adopte uma atitude construtiva e seja parte da autonomia e responsabilidade do seu filho. Somos todos responsáveis por todos”, conclui a nota.
O Governo decidiu, a 16 de Março, encerrar as escolas, como medida preventiva do novo coronavírus. Na passada terça-feira, 14 de Abril, começou o terceiro período para o ensino básico e 10º ano, com base num modelo de ensino à distância, através de plataformas online e trocas de e-mails.
Em paralelo, a partir desta segunda-feira e durante o terceiro período, mais de 850 mil alunos do ensino básico estão a ter aulas de apoio através da televisão, numa nova versão da Telescola.