O Governo está a preparar “blocos pedagógicos temáticos” para serem divulgados num modelo de ensino à distância aos alunos no terceiro período, depois de as aulas presenciais terem sido suspensas face à pandemia de Covid-19.
A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em entrevista à RTP.
O Governo e a RTP assinaram uma parceria para avançar com um modelo de telescola. A televisão pública (quer através da televisão digital terrestre como da televisão por cabo) vai transmitir aulas para alunos até ao 9.º ano.
O modelo ainda está a ser ultimado e deverá avançar após as férias da Páscoa.
As aulas vão ser transmitidas na RTP Memória, um dos canais da RTP disponível na TDT e na TV Cabo.
Tiago Brandão Rodrigues adiantou que estão a ser preparados “recursos educativos e blocos pedagógicos para os professores trabalharem com os alunos que não têm acesso à internet” e para complementar o trabalho que tem sido feito pelos docentes.
O ministro revelou ainda que, no dia 7, o Governo vai estar reunido com os epidemiologistas, num encontro em que estarão também presentes o Presidente da República e da Assembleia da República, os parceiros sociais e líderes políticos. “A saúde pública está em primeiro lugar mas queremos assegurar o processo educativo”, notou o governante, acrescentando que no dia 9 de Abril serão anunciadas medidas específicas para o terceiro período dos estudantes do ensino secundário.
Tiago Brandão Rodrigues elogiou o trabalho das escola, por se terem “adaptado de forma notável e adoptado ferramentas para fazer face à situação”.