VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Enfermeiros do Centro desafiados a partilhar experiências durante a pandemia

19 de Julho 2020

A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros acaba de lançar a iniciativa COVIDivulgações, que tem como objectivo recolher o testemunho dos profissionais sobre a forma de cuidar dos doentes durante uma pandemia.

O organismo desafia os enfermeiros a partilharem “histórias, testemunhos ou narrativas que resultem de um exercício de reflexão sobre a prática de Enfermagem durante a pandemia de Covid-19, para que depois possam ser partilhadas para uma memória colectiva”, revela um comunicado enviado às redacções.

Notando que “o mundo (e cada um de nós) está a atravessar um momento sem precedentes” e que “todos os sectores estão a ser afectados por esta crise pandémica, em especial o da saúde, a SRCentro lembra que, diariamente, os enfermeiros e demais profissionais de saúde “são confrontados com situações inesperadas e situações limite que os obrigam a cuidados extremos e a uma racionalização de recursos, quer materiais, quer humanos”.

“Com um esforço ímpar, apoiado em alguma improvisação e criatividade, os Enfermeiros desempenham as suas funções, à medida que os números de morbidade e de mortalidade aumentam.
A preocupação constante faz com que, individualmente, mas sobretudo em equipa, se aprendam novas e inovadoras formas de superar esta epidemia”, sublinha o texto.

O projecto COVIDivulgações, cuja participação é feita através de um formulário online, pretende, por isso, partilhar experiências sobre como os profissionais “estão a enfrentar este período adverso, demonstrando novos métodos para a prestação de cuidados, preservando a qualidade e a segurança, bem como o rigor, empenho, e dedicação que sempre tiveram para com as pessoas”.

“Acreditamos na importância destes testemunhos para para que a sociedade esteja mais consciente do papel e do grau de compromisso que os Enfermeiros adoptam numa situação de adversidade, como uma epidemia”, conclui a SRCentro.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM