VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Dois arquitectos de Oliveira de Frades integram listas candidatas à Ordem

23 de Junho 2020

Os arquitectos Bruno Costa Florindo e Pedro Silva, naturais de Oliveira de Frades, integram duas das quatro listas candidatas às eleições para a respectiva Ordem, cujas votações decorrem até à próxima sexta-feira.

Bruno Costa Florindo aparece como candidato a delegado suplente para a região Centro pela Lista B – “A ordem és tu”, encabeçada por Cláudia Costa Santos. A candidatura pretende valorizar o sector, propondo, por exemplo, fixar preços mínimos por tipologia de projecto, e que seja obrigatória a participação da Ordem nos processos de elaboração dos planos (PDM e PROTAL) e regulamentos municipais.

Já Pedro Silva candidata-se a vogal do Conselho Directivo Regional – Secção Regional do Centro da Lista C – “Isto só lá vai com todos”, liderada por Gonçalo Byrne, que, entre outras medidas, aposta no combate à “precariedade” e na valorização da profissão, reclamando espaço no planeamento dos diversos territórios.

Quanto às restantes listas, a A – “Uma Ordem presente”, liderada por Daniel Fortuna do Couto, propõe continuar com a descentralização da Ordem dos Arquitectos (OA), o que passa pelo novo Regulamento de Organização e Funcionamento das Estruturas Regionais e Locais (ROFERLOA), aprovado em Dezembro, que vai acrescentar às secções regionais existentes (Norte e Sul) outras cinco (Centro, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).

A Lista D – “Arquitectura Perto”, por seu lado, é encabeçada por Célia Gomes e sugere, entre outras medidas, a revisão do Código dos Contratos Públicos, de modo a criar um “enquadramento inequívoco e adequado das actividades específicas do arquitecto”, baixar o IVA a 6% nos projectos de arquitectura de reabilitação ou criar um Grupo de Trabalho Covid-19 para monitorização dos problemas da profissão no contexto das crises sanitária e socioeconómica.

As eleições da Ordem dos Advogados para o triénio 2020-2022 começaram na passada quarta-feira, dia 17 de Junho, e terminam às 20h00 na próxima sexta, 26.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM