Os doentes que deram positivo para infecção por covid-19 são dois homens de 53 e 32 anos, residentes no concelho de S. Pedro do Sul, e trabalhadores de uma empresa externa ao concelho, nos arredores de Madrid, Espanha, deram positivo para coronavírus.
A informação foi confirmada esta manhã [17] pela Delegada de Saúde de S. Pedro do Sul, Isabela Almeida. Ao nosso jornal, comunicou que “estão dois doentes internados desde o dia de ontem, 16, no Hospital Sousa Martins, na Guarda”.
A situação dos dois infectados “é estável, segundo informação dada hoje pelo hospital às 9h15” – garantiu Isabela Almeida.
A Delegada de Saúde informou que os dois homens chegaram de viagem no último fim-de-semana, entre os dias 13 a 15 de Março e como apresentavam alguns sintomas assim que chegaram ficaram em isolamento em casa. Um deles vive sozinho e o outro com a mulher e filho.
Isabela Almeida afirmou que ambos tiveram os procedimentos correctos e não se deslocaram ao Centro de Saúde de S. Pedro do Sul, apenas contactaram os serviços nacionais de saúde e foram encaminhados para o hospital acima citado.
A responsável deu-nos ainda conta que “os contactantes foram e estão a ser informados que têm de ficar em isolamento, quer dos familiares, quer de qualquer outro cidadão”. Questionada se a mulher e filho de um dos infectados apresentam sintomas, informou que “não, mas que estão em vigilância activa. Isto é, o Serviço Local da Unidade de Saúde Pública está a contactá-los de manhã e à tarde para se inteirar da sua situação clínica e eventual encaminhamento”.
Importa referir que à data estão confirmados no ACES três doentes internados no Hospital Sousa Martins. Um de Viseu e dois do concelho de S. Pedro do Sul.
O presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, aproveitou o momento para dizer que a “população pode estar segura. As nossas forças de segurança, SNS, bombeiros estão a trabalhar em conjunto para a segurança de todos”.
O autarca passou ainda a mensagem de que “é importante que a população fique segura e cada vez mais em suas casas”.