O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em parceria com o jornal PÚBLICO, lançaram recentemente o projecto “Diários de uma pandemia”, que tem como objectivo conhecer a evolução da vida dos portugueses, ao longo deste período.
Os cidadãos são convidados a responder, diariamente, a um conjunto de perguntas (entre cinco a dez minutos), que visam saber, por exemplo, quais as interacções sociais das pessoas, qual a utilização de serviços de saúde e comerciais ou a ocorrência de sintomas e de doença confirmada.
“A evolução da pandemia depende de cada um de nós. A forma como cada cidadão, no seu dia-a-dia, se adapta à pandemia é fundamental para determinar o curso da infecção e o sucesso das estratégias de contenção ou mitigação. Por isso, queremos conhecer a evolução de alguns aspectos da vida diária dos cidadãos no nosso país, através de um conjunto de questões repetidas ao longo do tempo”, pode ler-se no site do ISPUP.
Os interessados em participar precisam apenas de se registar
no referido site. A única informação pessoal pedida é o endereço de e-mail, no qual receberão um lembrete a pedir que responda ao mesmo conjunto de perguntas, sempre sobre as 24 horas anteriores.
Uma vez por semana, o projecto pede aos participantes para responderem, ainda, a um pequeno conjunto de questões sobre o seu bem-estar. A organização revela que o ideal é que as pessoas respondam ao inquérito diariamente, embora possam fazê-lo com a periodicidade que preferirem.