VOUZELA, 2 de Dezembro de 2021
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Dia Mundial do Sono

17 de Março 2021

No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono.

Trata-se de uma data que tanto pretende ser uma celebração como uma chamada de atenção para a importância do sono e da sua relação com o envelhecer bem.
O bem-estar físico, mental e social é melhor se dormirmos bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico.

O sono tem impacto sobre todos os aspetos da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas, associando-se a um risco cardiovascular aumentado.

Apesar de muitas destas doenças serem preveníveis e tratáveis, estima-se que menos de um terço dos doentes procure ajuda médica.

 

Quais são os sinais de alarme

Na síndrome de apneia obstrutiva do sono, uma das doenças mais frequentes, os doentes (e por vezes os seus cônjuges) relatam noites agitadas, com pausas respiratórias seguidas de ressonar elevado, respiração irregular e engasgamentos noturnos.

Como consequência de um sono não reparador, os doentes sentem frequentemente cansaço ao acordar, sonolência diurna excessiva (que acontece muitas vezes durante o exercício da sua profissão ou durante a condução), alteração da memória e concentração e, por vezes, diminuição da libido. A sonolência diurna exagerada pode ter consequências graves, relacionando-se com aumento de acidentes de trabalho e acidentes de viação.

 

Medidas para uma boa higiene do sono

– Evite cafeína, álcool e nicotina 4 a 6 horas antes de dormir;

– Mantenha a temperatura do quarto a 18/19 graus;

– Mantenha o seu quarto escuro e livre de ruídos;

– Tenha um colchão e uma almofada confortáveis;

– Dê preferência à leitura e não utilize tablets, telemóveis ou outros dispositivos eletrónicos antes de dormir;

– Tome um banho de imersão cerca de duas horas antes de ir para a cama;

– Pratique exercício físico, mas evite o final do dia (pelo menos 3 horas de intervalo antes de dormir);

– Mantenha horários regulares de sono evitando variações na hora de dormir e acordar;

– Mantenha-se à luz solar de manhã, mas evite a exposição à luz intensa durante a noite;

– Evite refeições pesadas ou picantes ao jantar.

Agora que já conhece alguns dos benefícios de uma boa noite de sono, bem como estratégias para a conseguir, não tente mais lutar contra o cansaço. Caso sinta alguma dificuldade para adormecer, procure um médico, pois dormir bem é essencial para a sua saúde.

 

UCC Lafões


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