O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos a 7 de abril para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde. Neste sentido, todos os anos é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a OMS baseada na saúde global. O tema eleito para o Dia Mundial da Saúde de 2022 convida-nos a celebrar o “Nosso planeta, Nossa saúde”. Perante a atual pandemia por COVID-19, as alterações climáticas e a incidência crescente de doenças, este apelo tem como objetivo a reflexão sobre a oportunidade de uma recuperação saudável e sustentável, que coloca a saúde das pessoas e do planeta como foco e fomenta um movimento para criar uma sociedade centrada no bem-estar. Sendo as ameaças ambientais à saúde pública uma realidade incontestável, a melhor forma de se mitigarem esses efeitos indesejáveis passa por uma atitude menos reativa e mais proativa.
Apesar da melhoria dos serviços de saúde, proteção ambiental e desenvolvimento económico que se traduziram na melhoria do estado de saúde de muitas pessoas, estima-se que exista ainda 1 milhão de mortes prematuras por ano atribuídas a riscos ambientais evitáveis.
Todos nós temos um papel fundamental na sensibilização das populações para esta temática, embora, no que diz respeito aos profissionais de saúde, esta necessidade é ainda mais premente pela compreensão de que as alterações climáticas acarretam, efetivamente, riscos para a saúde da população em qualquer parte do mundo.
Deste modo, a OMS, com a mensagem principal deste ano, faz um apelo às populações para todos os riscos para a saúde na atualidade, investindo na educação para a saúde e na defesa do meio ambiente, com o objetivo de alcançar ganhos em saúde e reverter, o mais precocemente possível e com resposta eficaz, os efeitos das alterações climáticas agravadas pelo atual contexto pandémico e de guerra.
Daniela Gomes (Estudante de Enfermagem, ESSV)
Carolina Santos (Enfermeira, UCC Lafões)