VOUZELA, 21 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

6 de Dezembro 2023

No dia 27 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia comemorou o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres.

Foram diversas as atividades levadas a cabo. Nas várias turmas, ao primeiro tempo, para além de se ter ouvido o hino da APAV, também se visualizaram vídeos informativos da APAV e da ONU e debateram-se com os alunos as mensagens neles transmitidas. Na Escola, em diversos locais, estava exposta mais informação e trabalhos realizados, pelos alunos, sobre esta temática.

Também foi feita alusão à efeméride e à sua importância, nos intervalos das aulas, através de música de intervenção, transmitida pela Rádio Escola, cuja temática era a mulher.

Numa tentativa de chamar a atenção para os sinais de alerta, as diversas turmas da Escola receberam a visita das alunas da turma D do 12º ano para, juntamente com a Professora de Português, Paula Lopes e a Professora de Saúde, Cláudia Sousa, serem informadas do assunto. Para além disso, deambularam pela Escola maquilhadas como se tivessem sido agredidas fisicamente.

A atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Português (turma 12º D), pela professora Paula Lopes; de Saúde, pela Professora Cláudia Sousa; Enfermeira Isabel Rodrigues, pelos Professores de Cidadania e História (9º anos) e pela equipa do PES.

Foram parceiros nesta atividade: a Rádio Escola através da divulgação de música de intervenção, selecionada pelos alunos da turma D do 12º ano, cuja temática é a mulher; a Farmácia Teixeira, com a oferta de produtos para desmaquilhagem; “Glow Up Cátia Cabeleireiro e Estética”, empresa que maquilhou as alunas da turma atrás referida, como se tivessem sido agredidas fisicamente; as empresas de transporte União do Satão e Transdev, que transportam os alunos da Escola e se disponibilizaram para colaborar, tendo sido colocados, por essa razão, alguns dos cartazes alusivos à temática supracitada, nos respetivos autocarros; o Município de Vouzela; nos MUPIS, sob a alçada da Autarquia, foram colocados os cartazes, que informam e apelam à reflexão sobre o tema atrás mencionado; o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia; as Redes Socias da Escola e o Jornal Notícias de Vouzela, que também se disponibilizou para a divulgação da atividade.

Profª Paula Lopes e 12º D


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM