VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios:Conhece bem o património de Oliveira?

20 de Abril 2020
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, repetem-se, todos os anos, as visitas guiadas e temáticas, os espectáculos artísticos, as exposições, as recriações e encenações históricas, as rotas patrimoniais, os itinerários culturais, documentários, filmes e tantas outras iniciativas.
Este ano, devido à pandemia da COVID-19, tal não é possível, mas a tecnologia permite outras experiências a quem pretenda assinalar a efeméride, não só neste dia, mas ao longo dos que se seguem. O Museu Municipal de Oliveira de Frades e a autarquia local associaram-se às comemorações, lançando diversas iniciativas, a começar por um quiz sobre os monumentos e sítios do concelho.
O jogo, disponível através deste link, tem perguntas sobre a Anta de Arca, a Calçada Romana de Vau ou o Dólmen de Antelas, entre outras relíquias do património local.
Em São Pedro do Sul, a Biblioteca Municipal propõe ao público que veja ou reveja um programa apresentado por José Hermano Saraiva, de Abril de 2007, sobre as origens do Convento de S. Cristóvão de Lafões e o património histórico e arquitectónico da aldeia de Manhouce – “Aleluia em Manhouce”.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. “A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade”, pode ler-se no site da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O público pode conhecer as diversas iniciativas que vão decorrer em todo o país através deste site.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM