VOUZELA, 12 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

DGS lança inquérito nacional sobre alimentação e exercício físico em isolamento

21 de Abril 2020

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou um inquérito nacional para conhecer os hábitos alimentares e de exercício físico dos portugueses que se encontram em confinamento social devido à COVID-19. O objectivo, segundo a entidade, é “definir estratégias para mitigar os impactos menos positivos da pandemia” nestas duas áreas, essenciais para a saúde.

O estudo destina-se a pessoas com 18 anos ou mais que se encontram em contenção social há, pelo menos, uma semana. “Por contenção social entende-se o não sair de casa ou sair apenas para fazer as compras essenciais, para actividade física ou para passear animais de estimação”, especifica o organismo de saúde pública. A participação no inquérito é feita através deste link.

O projecto é uma iniciativa conjunta do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e do Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física, tendo como investigadoras responsáveis Maria João Gregório e Marlene Nunes Silva, da DGS.

Os métodos e a implementação do estudo cabem ao Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob coordenação de Osvaldo Santos, e a  Direcção-Geral da Saúde garante que os dados recolhidos “são confidenciais e protegidos de forma segura e acessíveis apenas à equipa de investigação”.

O inquérito é lançado poucos dias depois de o organismo de saúde pública ter publicado um directório de actividades para fazer durante o período de isolamento social, que, segundo a DGS, “é uma altura de risco para o sedentarismo”.

Não estar mais de meia hora sentado, andar pela casa enquanto fala ao telemóvel ou durante os intervalos televisivos, saltar à corda, ler ou construir puzzles são apenas algumas das sugestões que constam desse documento, disponível no site da entidade.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM