VOUZELA, 20 de Fevereiro de 2024
PUBLICIDADE

DGS autoriza peregrinos em Fátima a 13 de Outubro

30 de Setembro 2020

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, revelou esta quarta-feira que a peregrinação de 13 de Outubro poderá ter fieis no recinto do Santuário de Fátima (SF), remetendo para este mais pormenores de um plano que inclui “o cumprimento de regras de segurança”.

“Tem sido um trabalho profícuo e de colaboração [entre as autoridades de saúde e o Santuário de Fátima] e que vai permitir a existência de peregrinos no recinto cumprindo regras de segurança. A publicação [das regras] será hoje feita”, avançou a responsável na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de Covid-19.

No dia 23 de Setembro, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) revelou que estava a analisar o plano de contingência apresentado pelo Santuário de Fátima para a peregrinação de 13 de Outubro e os trabalhos já se encontravam na fase de preparação técnica.

Analisado o plano e vistas as plantas do local, iniciou-se a apreciação do documento para ver se está conforme com as indicações da DGS, com vista à elaboração de um parecer final para a realização das cerimónias. “Os trabalhos estão em curso e no final vai haver, como tem acontecido em outros eventos, um acerto baseado na confiança entre os planos do Santuário e os nossos pareceres”, reiterou Graça Freitas.

Graça Freitas já tinha dito que não era “expectável” que o santuário de Fátima tivesse 55 mil pessoas nas cerimónias de Outubro. Entretanto, a delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defendeu que as cerimónias religiosas deveriam decorrer “sem a presença de peregrinos”, a exemplo do que sucedeu em 13 de Maio.

A recente peregrinação de 12 e 13 Setembro, que coincidiu com um fim-de-semana, registou uma afluência que não era esperada ao recinto, que atingiu a lotação de segurança prevista no seu plano de contingência, obrigando o Santuário a fechar as entradas.

As celebrações vão ser presididas pelo bispo de Setúbal e líder da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas. O SF convidou o arcebispo metropolita do Panamá, D. José Domingo Ulloa “para esta esta última grande peregrinação do ano”, mas o responsável não vai poder estar presente “devido à conjuntura mundial”, anunciou o Santuário na passada segunda-feira.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM