VOUZELA, 14 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Dezenas de peixes mortos na Barragem das Cainhas

19 de Junho 2020

Dezenas de peixes foram encontrados mortos na Barragem das Cainhas, em Oliveira de Frades, ao final desta quinta-feira, dia 18, por um popular.

Tiago Silva, que reside em Travassós, a 5 minutos da barragem afecta ao Rio Alfusqueiro, e é também pescador desportivo, fala em “dezenas de peixes debaixo da espuma e das pedras”.

“Como vivo perto e foi nesta barragem que iniciei a minha actividade de pesca, costumo vir com regularidade observar e pescar. Ontem, de dois em dois minutos comecei a ver peixes moribundos a vir ao de cima”, explicou ao nosso Jornal, acrescentando que a situação se manteve pelo menos durante uma hora e que alertou o SEPNA para o problema.

Além da espuma, que se acumula junto a uma tubagem que se vê no local, Tiago Silva refere ainda num cheiro “a água choca”, o que leva à possibilidade de se ter tratado de uma descarga.

A barragem, que fica no limite dos concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela e que tem uma concessão de pesca associada, serve também de abastecimento para a rede pública em Oliveira de Frades, o que aumenta o receio da população. “Apesar da bombagem estar a montante, temos praias fluviais a jusante. Isto não é bom sinal”, defende.

Contactado pelo nosso Jornal, o Presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, adiantou que já “esteve no local para se inteirar da situação e averiguar o que se está a passar”, mostrando-se “tranquilo em relação à prestação do Município”.

O caso, adiantou, está agora entregue ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM