Dezenas de peixes foram encontrados mortos na Barragem das Cainhas, em Oliveira de Frades, ao final desta quinta-feira, dia 18, por um popular.
Tiago Silva, que reside em Travassós, a 5 minutos da barragem afecta ao Rio Alfusqueiro, e é também pescador desportivo, fala em “dezenas de peixes debaixo da espuma e das pedras”.
“Como vivo perto e foi nesta barragem que iniciei a minha actividade de pesca, costumo vir com regularidade observar e pescar. Ontem, de dois em dois minutos comecei a ver peixes moribundos a vir ao de cima”, explicou ao nosso Jornal, acrescentando que a situação se manteve pelo menos durante uma hora e que alertou o SEPNA para o problema.
Além da espuma, que se acumula junto a uma tubagem que se vê no local, Tiago Silva refere ainda num cheiro “a água choca”, o que leva à possibilidade de se ter tratado de uma descarga.
A barragem, que fica no limite dos concelhos de Oliveira de Frades e Vouzela e que tem uma concessão de pesca associada, serve também de abastecimento para a rede pública em Oliveira de Frades, o que aumenta o receio da população. “Apesar da bombagem estar a montante, temos praias fluviais a jusante. Isto não é bom sinal”, defende.
Contactado pelo nosso Jornal, o Presidente da Câmara de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, adiantou que já “esteve no local para se inteirar da situação e averiguar o que se está a passar”, mostrando-se “tranquilo em relação à prestação do Município”.
O caso, adiantou, está agora entregue ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.