O Programa Centro 2020 está a disponibilizar dez milhões de euros para financiar a adaptação da actividade empresarial da região Centro ao contexto da pandemia Covid-19.
O concurso, cujas candidaturas já estão abertas, faz parte do Programa Adaptar, lançado pelo Governo, e tem o mesmo objectivo: apoiar as pequenas e médias empresas que pretendam adaptar e investir nos seus estabelecimentos, ajustando-os aos métodos de organização do trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores, de forma a que sejam cumpridas as normas e regras estabelecidas pelas autoridades competentes.
As despesas elegíveis incluem investimentos relacionados com a implementação de medidas de higiene, segurança e distanciamento físico, a aquisição de equipamentos de higienização, a colocação de informação e orientação aos colaboradores e ao público ou outros dispositivos de controlo e distanciamento físico, bem como a instalação de dispositivos de pagamento automático.
O concurso vai apoiar projectos com um investimento entre 5 mil e 40 mil euros, a concretizar num prazo máximo de seis meses, até ao final do ano. As ajudas são de natureza não reembolsável, a uma taxa de comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 50%.