A Quinta das Fontes, na Estercada, freguesia de Vila Maior, acolheu na última segunda e terça-feira mais uma edição do evento multicultural “Descobrir Vila Maior”, que juntou momentos de poesia, música, pintura, teatro e literatura, entre outras artes.
Cerca de 60 pessoas da região e de vários pontos do país participaram no festival, que contou ainda com sessões de yoga, caminhadas na natureza, gastronomia regional e degustação dos vinhos de oito produtores de Lafões.
O concerto do grupo “Sax on the road” foi um dos momentos altos, assim como a actuação dos “A cor d’arte”, que combinou música com poesia, ou as actividades e práticas artísticas da associação de desenvolvimento rural Amakura ou da companhia de teatro ATEF.
Maria João Alves Farreca recitou o “Hino de Lafões”, num momento de partilha que culminou com um brinde com os vinhos da região e o bolo do segundo
aniversário do livro “Descobrir São Pedro do Sul”, publicação que tem como objectivo valorizar o património e desenvolver o turismo no concelho através da fotografia.
Antes, no primeiro dia do evento e após a sessão solene, que teve lugar no Salão Nobre da Câmara de São Pedro do Sul, realizou-se no Cine-teatro Jaime Gralheiro uma palestra sobre como a fotografia e o cinema podem ser motores de desenvolvimento regional. A iniciativa contou com a presença de Alexandre Cardoso, Aníbal Seraphim, Paulo de Lemos Quintela e Miguel Regada (moderador).
Ao contrário das quatro edições anteriores, em que o evento e o concurso de fotografia decorriam em simultâneo, o “Descobrir VILA MAIOR 2021”
começou no dia 10 de Setembro e decorre até 31 de Outubro, tendo a concurso quatro categorias: “Vila Maior”, “São Pedro do Sul” e “Lafões”, com um conjunto de cinco fotografias, e uma fotografia e um slogan especificamente sobre Vila Maior.