VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Covid-19: Portugal vai aumentar capacidade de testagem

24 de Agosto 2020

Portugal vai aumentar consideravelmente a capacidade de testagem à Covid-19 e passar dos cerca de 10 mil testes por dia para perto de 22 mil, anunciou esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa sobre a pandemia.

O reforço vai ser feito com um financiamento na ordem dos 8,4 milhões de euros, aprovado recentemente, no âmbito do programa de estabilização económica e social, para alocar mais recursos aos laboratórios nacionais, no diagnóstico da infecção e de outras patologias. 

Lacerda Sales sublinhou que Portugal “é hoje um dos países que mais testes faz na Europa por cem mil habitantes” e que o objectivo “é duplicar a capacidade de testagem para cerca de 22 mil testes por dia”.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando Almeida, o “aumento da capacidade de testagem serve para estarmos melhor apetrechados em relação ao diagnóstico”.

“Não vamos fazer testes sem critério”, garantiu o responsável, acrescentando que “o que queremos com o aumento da capacidade de testagem não é fazer testes avulso, mas aumentar a capacidade de resposta para se poder catuar mais rapidamente em função das cadeias epidemiológicas e dos surtos” que possam surgir.

Os 8,4 milhões de euros de investimento dividem-se em infra-estruturas, para onde vão “cerca de quatro milhões”, e equipamentos (“cerca de três milhões”). Os valores foram estimados “por alto”, pois entretanto podem ter surgido “situações em que alguns equipamentos até já nem sejam necessários”, realçou Fernando Almeida.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM