Portugal registou mais 7.497 casos de infecção por covid-19, o valor diário mais alto até ao momento, segundo o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), que explica este recorde com o facto de terem sido incluídos 3.570 casos acumulados desde o dia 30 de Outubro e que foram reportados tardiamente por um laboratório da região Norte.
“O retrato dos números não espelha só o dia de hoje. Houve um atraso no report por parte de um laboratório, mas é da nossa responsabilidade assumir os números com responsabilidade e transparência”, referiu o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. Sem este acrescento, o número de casos do relatório seria de 3.927, ou seja, mais 1.331 do que no último balanço.
O relatório dá conta de mais 59 óbitos, um novo máximo, que no total são já 2.694. Mais 2 357 recuperaram da doença (88.946), e há mais 5.081 casos activos (65.300).
O boletim mostra ainda que há menos 12 pacientes internados – o número estava a subir desde o dia 18 de Outubro -, cujo total é agora de 2.337. Destes, 325 estão nos cuidados intensivos, mais cinco do que no dia anterior.