Portugal registou até esta quarta-feira 42.454 casos de infecção por Covid-19 – mais 313 do que no dia anterior – e 1.579 vítimas mortais – mais três -, segundo o mais recente boletim epidemiológico apresentado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Governo. Destas novas situações, 212 (69,7%) situam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O relatório mostra que 27.798 pessoas recuperaram da pandemia (mais 293), e que há 503 doentes internados (mais 12), 79 dos quais nos cuidados intensivos (mais seis).
De acordo com a DGS, 1.450 aguardam o resultado dos testes laboratoriais, mais quatro do que no último balanço.
A taxa de letalidade global no país está agora nos 3,7%, sendo de 16,3% em doentes com mais de 70 anos.
A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jacinta Madeira, garantiu que há um grande esforço para assegurar que os doentes com Covid-19 e os seus possíveis contactos estejam em comunicação permanente com as autoridades de saúde, reagindo assim à notícia do jornal PÚBLICO desta segunda-feira, de que existem 100 pacientes incontactáveis por dia na Área Metropolitana de Lisboa.
“Nesse contexto há dificuldades que surgem com moradas falsas, com alterações de morada, com dificuldade de contacto que não negligenciámos, mas ainda assim têm estado a ser supridas muitas destas questões com operacionalização de outros caminhos para localizar essas pessoas que tem vindo a ser localizadas, mas não com a celeridade desejada”, referiu a governante.