O Município de Oliveira de Frades participou, recentemente, na segunda reunião do projecto “R2CS – Rede para a Construção Circular e Sustentável”, que visa promover a transição para uma economia de baixo carbono, amiga do ambiente, com edifícios e espaços públicos mais duradouros, adaptáveis e com menor impacto ambiental.
A sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal, teve como objectivo conhecer com maior detalhe as iniciativas e projectos em curso no concelho na área do urbanismo e construção, bem como os actuais desafios e oportunidades do sector. No mesmo dia realizou-se o primeiro encontro do Grupo de Planeamento e Acção Local do projecto, constituído por agentes locais do sector do urbanismo e construção, que refletiram sobre estas temáticas.
Nesta segunda reunião da R2CS, a primeira em formato presencial, a autarquia esteve representada pelo presidente, João Valério, pelo vice-presidente, José Lima, e pela equipa técnica camarária afecta ao projecto. A sessão contou ainda com uma das representantes do parceiro-líder, Carla Pires, da Gaiurb, E. M. (Município de Gaia), e com o perito da rede, Pedro Soutinho. Além de Oliveira de Frades e Gaia, a R2CS é constituída pelas autarquias de Mangualde, Mértola, Ponte de Sor, Valongo, Ponta Delgada (Açores) e Ribeira Brava (Madeira).
A rede, que foi uma das quatro vencedoras da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), beneficia de um financiamento a 75% do Fundo Ambiental até um montante máximo elegível de 264 mil euros, dos quais 29.400 destinados a Oliveira de Frades.