VOUZELA, 17 de Julho de 2024
PUBLICIDADE

Concurso Euroescola com candidaturas abertas até 28 de Fevereiro

15 de Fevereiro 2023

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem abertas as candidaturas ao Concurso Euroscola, projecto que visa seleccionar, a nível nacional, as escolas que vão representar Portugal nas sessões Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

A iniciativa tem como objectivo contribuir para a formação de uma consciência europeia junto dos alunos e mostrar-lhes as possibilidades oferecidas pela cidadania europeia, bem como o papel que o Parlamento Europeu desempenha no processo comunitário de decisão.

A iniciativa é aberta a todos os estabelecimentos escolares que participam no Programa Parlamento dos Jovens 2022/2023. Cada escola candidata-se, com dois alunos do 10º ou 11º ano, com um trabalho escrito abordando o tema anual em discussão, que em 2023 é “Prevenir a Corrupção: Uma causa de todos!”. A abordagem vai ser apresentada oralmente, perante um júri.

O IPDJ é a entidade organizadora do Euroscola em Portugal, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e as Direcções Regionais de Juventude das Regiões Autónomas. O projecto conta ainda com a colaboração da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira.

Os vencedores do Concurso Euroscola nacional ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, passando um dia como membros daquele órgão comunitário.

As escolas devem formalizar a sua candidatura na plataforma de programas do IPDJ, até 28 de Fevereiro.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM