A anta da Laja da Meruje, o Tapado das Casas (Carvalhal de Vermilhas) e a necrópole do Marco da Mata (Crasto, Campia) recebem por estes dias novas campanhas arqueológicas.
Na Meruje decorrem trabalhos de recuperação e estabilização dos esteios do corredor do monumento, no Tapado das Casas procura-se determinar a funcionalidade e cronologia das estruturas e no Marco da Mata o objectivo é alargar a escavação no monumento nº8.
As campanhas arrancaram no dia 28 de Agosto e prolongam-se por quatro semanas. Os trabalhos na Lapa da Meruje e no Marco da Mata integram o projecto MEGA Lafões, os do Tapado das Casas decorrem no âmbito do MONS.
As escavações são coordenadas, respectivamente, por António Faustino Carvalho, da Universidade do Algarve, e Catarina Tente, da Universidade Nova de Lisboa, e contam com a participação de estudantes de arqueologia de diversas universidades portuguesas.
Os dois projectos resultam da colaboração entre o Município de Vouzela e as duas universidades com vista ao estudo do património histórico-arqueológico do concelho.