VOUZELA, 12 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

CLDS 4G de Oliveira de Frades apoia crianças e idosos

22 de Julho 2020

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G de Oliveira de Frades tem estado na linha da frente ao apoio aos idosos e às crianças do concelho, combatendo a solidão, transmitindo conselhos úteis e ensinando boas práticas.

No caso dos mais velhos, a equipa, em colaboração com a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário – GNR Viseu, visitou na semana passada os idosos da União das Freguesias de Destriz e Reigoso. O objectivo foi responder às suas necessidades de bem-estar destas pessoas e sensibilizá-las para os cuidados a ter com a pandemia e eventuais burlas.

A iniciativa tem como público-alvo os mais velhos e vai abranger todas as freguesias do concelho, sendo a referenciarão dos casos feita pelas pelas entidades com competência nesta matéria mas também pela comunidade local.

“Crescer em segurança”

As crianças que frequentam o programa “Verão Activo”, por seu lado, aprenderam a “Crescer em Segurança”. Ao longo de seis sessões, o CLDS 4G e a equipa de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade de Lafões ensinaram os mais novos a prevenir a Covid-19 no dia-a-dia e tentaram desmistificar ou desconstruir alguns “medos, receios e inseguranças” associados à pandemia.

Outra das actividades foi “Direitos e deveres, discriminação e prevenção para a violência entre pares”, igualmente com seis sessões, que teve como objectivo “alertar, sensibilizar e informar as crianças sobre a violência no meio escolar, seja sob a forma do uso da força física, ameaça ou coerção para abusar, intimidar ou dominar agressivamente outros colegas”,  bem como “quais as respostas/atitudes a adoptar pelas crianças caso sejam vítimas desta situação”, revela o CLDS 4G, que dinamizou a iniciativa em colaboração com a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário – GNR Viseu.

Já a sessão “EcoLógico”, com as crianças que frequentam o “Verão Activo”, promoveu a sustentabilidade ambiental, destacando a importância de separar o lixo familiar por ecoponto, entre outros conselhos úteis, ao passo que a actividade “Produz +” sensibilizou as crianças e jovens para a importância de produzir bens de forma sustentável, localmente.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM