Como Agrupamento integrante do Plano Nacional de Cinema, este ano, pela terceira vez consecutiva, cerca de 240 alunos de 16 turmas do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia puderam assistir às curta-metragens do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – CINANIMA que já vai na sua 47ª edição, sendo o mais antigo festival de cinema nacional e o terceiro mais antigo do mundo. Este ano apresentou 130 obras, de 123 países. Foi realmente uma festa!
Com o objetivo de divulgar o cinema de animação ao público escolar, e levar o cinema de animação às salas de aulas de todo país, o ‘CINANIMA vai às Escolas’ oferece, gratuitamente, programas de curtas-metragens, adequados a cada nível de ensino. Após o visionamento das várias curtas-metragens foi proposta, em cada turma da disciplina de Educação Visual, uma análise crítica sobre o tema e sobre as características gráficas e técnicas utilizadas nas animações. Verificamos que a cada ano, devido à diversidade de experiências visuais, os nossos alunos têm vindo a demonstrar mais interesse pelo tipo de cinema divulgado pelo festival, ou seja, de autor e alternativo.
Os alunos debateram temas relacionados sobretudo com a sustentabilidade e o impacto do ser humano na Terra, demonstrando sentido crítico, tanto pelos comentários contextualizados, como pelas mais variadas interpretações dos enredos e desfechos das narrativas. Ao confrontarem-se com outros pontos de vista, e compreenderem que a realidade pode ser interpretada de várias formas, desenvolvem a consciência de uma realidade mais alargada, para melhor compreensão do mundo ao nosso redor.
Também é natural que ao longo dessas sessões sejam realizadas algumas oficinas práticas. Neste ano letivo, algumas turmas realizaram flipbooks, e uma turma do segundo ciclo construiu estrelas tridimensionais inspiradas na história de um dos filmes, como mote para uma conversa sobre a importância de sentirmo-nos bem connosco, mesmo quando estamos sozinhos – estimular a criatividade e a imaginação para o nosso bem-estar.
Obrigada, CINANIMA! Para 2025 contamos com mais incríveis curtas-metragens!
Margareth Lacerda (Professora coordenadora do PNC)