A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a promover, entre este e o próximo mês, o programa ‘UEscolas’. O objectivo, segundo a entidade, é promover junto da comunidade escolar “a educação para a história e dinâmicas europeias, procurando contribuir para fomentar o interesse pelo conhecimento das diferentes culturas dos Estados Membros”.
A iniciativa é dirigida a professores e alunos do 3º ciclo e faz parte do plano de actividades do projecto ‘Europe Direct Viseu Dão Lafões’, criado para disponibilizar informação sobre questões europeias a cidadãos e empresas dos 27 Estados-membros.
O primeiro evento, um “Workshop Para Professores”, realizou-se esta quinta-feira, dia 17, e consistiu num sessão de trabalho com vista a “dotar os docentes de conteúdos e recursos didáticos úteis que lhes permitam preparar atividades curriculares dedicadas aos grandes temas europeus”.
A iniciativa serviu ainda para abordar e debater os grandes temas em discussão na UE e disponibilizar informação sobre as instituições que prestam apoio ao desenvolvimento de actividades escolares de âmbito europeu.
Entre os dias 21 de Fevereiro e 4 de Março vai decorrer a iniciativa “UE é que sei”, levando os assuntos europeus às escolas e “potenciando, entre os alunos, um conhecimento abrangente sobre a Europa, bem como, a sua participação activa na construção do procjeto europeu e a disseminação dos seus valores”, adianta a CIM Viseu Dão Lafões.
A sessão vai envolver mais de 40 turmas do 3º ciclo e é composta por quatro propostas lúdico-pedagógicas, sob o mote “O que é a Europa e seus valores”.
“Com esta iniciativa pretendemos continuar a consciencializar e expandir o conhecimento relativo aos valores comuns da UE tais como a inclusão, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a não discriminação. É entendimento do Europe Direct que estes valores são parte integrante do modo de vida europeu, pelo que é crucial dissemina-los e incentivar os mais jovens à adoção de uma cidadania ativa e responsável na construção do projeto europeu”, realça o responsável do projecto, José Carlos Almeida.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, salienta que o ‘UEscolas’ “vem dar resposta à nossa vontade de envolver os nossos jovens no debate e na reflexão sobre a Europa”. O responsável acredita que com esta iniciativa os alunos ficam mais bem “capacitados, enquanto cidadãos europeus de pleno direito, para fazer escolhas mais informadas sobre o que esperam e como podem contribuir para esta grande comunidade, tão presente no seu quotidiano, que é a União Europeia”.