A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões criou uma nova aplicação móvel, gratuita, que vai permitir aos cidadãos reportar ocorrências e aceder a serviços municipais, como consultar a factura da água, comunicar as leituras leituras do contador e acompanhar processos de licenciamento, entre outros.
O munícipe vai poder também receber alertas meteorológicos ou da protecção civil, aceder a notícias ou consultar a agenda cultural.
A aplicação vai incluir ainda uma plataforma para registar e gerir ocorrências, que vai permitir a monitorização contínua de todo o processo, desde o momento da comunicação da anomalia até à sua resolução e consequente notificação dos cidadãos.
Para o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, a nova ferramenta electrónica representa “um salto qualitativo na gestão da relação com os seus munícipes e do seu território”.
O responsável sublinha que a entidade “sempre teve como prioridade o fomento à inovação, proximidade, simplificação e modernização administrativa autárquica”, desenvolvendo para isso diversos projectos ao longo dos anos.
A primeira solução foi implementada pela Câmara Carregal do Sal, encontrando-se disponível no site do município. A aplicação Carregal 360º contém várias informações sobre o concelho, nomeadamente um mapa interactivo com realidade aumentada, a agenda cultural e alertas da protecção civil, entre outras.
As soluções dos restantes 13 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões deverão ser disponibilizadas até ao final do ano, revela a entidade.
O projecto desta aplicação foi desenvolvido ao abrigo de uma candidatura ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), enquadrada no programa Centro 2020.