VOUZELA, 24 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

CIM VDL vai formar técnicos de fogo controlado e operacionais de queima

27 de Janeiro 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai promover, entre Janeiro e Abril, a capacitação e credenciação de técnicos de fogo controlado e de operacionais de queima.

A formação, dinamizada pela Unidade de Protecção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, tem como objectivo dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima.

As acções são dirigidas a técnicos e operacionais de diversas estruturas do território da CIM Viseu Dão Lafões, nomeadamente gabinetes técnicos florestais, serviços municipais de protecção civil, bombeiros sapadores municipais, bombeiros voluntários, sapadores florestais, organizações de produtores florestais e da unidade de emergência de protecção e socorro da GNR.

A primeira fase do ciclo teórico, que arranca esta quinta-feira, vai decorrer em formato online devido à pandemia, estando previsto terminar em Março. As sessões práticas e teórico-práticas de uso de fogo nos mais diversos níveis de actuação deverão iniciar-se em Fevereiro, estando a sua realização dependente de condições climatéricas favoráveis.

“Este projeto reveste-se de grande importância pois vais dotar a região de um know-how extremamente valioso para o reforço da nossa capacidade de prevenção e combate ao flagelo dos incêndios rurais”, realça o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogerio Abrantes.

A formação vai abranger um total de 100 formandos, divididos por uma turma do Curso de Técnico de Fogo Controlado e três do Curso de Operacional de Queima, cada qual com 25 participantes.

O fogo controlado consiste no uso planeado do fogo em condições ambientalmente favoráveis e tem um papel fundamental na gestão dos combustíveis, na redução do risco de incêndio rural, na renovação das pastagens, na fertilização dos solos e no controlo de espécies invasoras.

 


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM