A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões viu aprovado o financiamento da União Europeia para três projectos de desenvolvimento regional.
As propostas foram candidatadas ao abrigo do programa Interreg Sudoe, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa.
O Comité de Acompanhamento do programa deu luz verde aos projectos AgroTour Sudoe, An-Gel e Sudoe Aquapred. Este último tem a CIM como entidade parceira. O valor global do financiamento ronda os 400 mim euros.
A comunidade intermunicipal adianta que os dois primeiros projectos visam melhorar as condições de vida nas comunidades rurais.
O primeiro, intitulado, AgroTour Sudoe, tem como objectivo desenvolver experiências-piloto inovadoras nos territórios na área do agroturismo, “que aproximem a sociedade urbana e rural”. O projecto parte do princípio de que a aposta no agroturismo é uma oportunidade para os produtores agrícolas e pecuários diversificarem as suas fontes de rendimento.
O An-Gel Sudoe, por sua vez, foca-se no risco de geadas de Primavera na agricultura e arboricultura e prevê “desenvolver e testar soluções inovadoras para a prevenção e adaptação ao risco de geadas, bem como um sistema de alerta precoce para os produtores”.
O secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, realça que a aprovação do financiamento destes projectos “comprova que a CIM Viseu Dão Lafões está na linha da frente da inovação e da sustentabilidade, também a nível internacional”, e que “o seu impacto directo nas áreas agroalimentar e turística fortalece dois pilares económicos essenciais para a nossa região”.