A previsão de trovoada e de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte colocam a região de Lafões e o distrito de Viseu em alerta amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
É esperado um agravamento das condições meteorológicas a partir do meio dia desta segunda-feira, dia 13, até às 12h00 de 15 de Setembro.
No Litoral Centro e Norte, as autoridades alertam ainda para a possível ocorrência de cheias e inundações nas áreas urbanas mais impermeabilizadas, com destaque para a área metropolitana de Lisboa e para a cidade de Setúbal, existindo ainda o risco de subida da altura dos rios e ribeiras do Algarve.
Numa nota enviada às redacções, o Comando Nacional de Emergência e Protecção Civil alerta:
EFEITOS EXPECTÁVEIS
Face à situação meteorológica prevista, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
− Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
− Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
− Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais
vulneráveis;
− Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
− Danos em estruturas montadas ou suspensas;
− Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de
praia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
− Possibilidade de queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte;
− Possíveis acidentes na orla costeira.
MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoprotecção para estas situações, nomeadamente:
− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e
outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
− Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
− Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
− Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais
vulneráveis;
− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de
Segurança.