O Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E.P.E. (CHTV) viu aprovada uma candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) . O projeto DIR@CHTV- Desmaterializar, Integrar e Robotizar vai representar um investimento, no valor de mais de 900 mil euros, na modernização do atendimento e transformação digital.
Este é o quarto projecto do SAMA que a unidade vê aprovado, desde 2018, perfazendo, assim, um total de 3 milhões de euros de investimento cofinanciado até ao final de 2022.
Para Nuno Duarte, presidente do Conselho de Administração do CHTV, “estes projectos traduzem-se na melhoria da qualidade, segurança e eficiência dos nossos serviços, com forte impacto a nível das condições dadas aos profissionais e na satisfação dos utentes / doentes e acompanhantes. Os quatro projectos têm em comum medidas de simplificação e de desmaterialização e viabilizam a eliminação do papel em diversos circuitos administrativos e clínicos. São expectáveis múltiplos ganhos de eficiência e a nível da comunicação, por exemplo, com a reorganização do agendamento de Consultas e de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) e do atendimento nesses serviços de ambulatório. Poderemos minimizar as deslocações dos utentes e acompanhantes no Hospital e o seu tempo de permanência nas nossas instalações, em consequência, entre outros factores, da criação de um Balcão Único de Atendimento, bem como da disponibilização de quiosques electrónicos e de sistemas electrónicos de chamada”.
Salientamos, ainda, que um dos projetos que se encontra em fase de execução – “Utente 4.0- Transformação Digital dos processos de interação com o Utente” – integra investimentos associados à comunicação dos profissionais com os utentes/ doentes que se tornaram imperativos no contexto epidemiológico atual. Com efeito, a implementação de um “Contact Center” e de um Portal do Utente, com aplicação para telemóvel, vêm reforçar o objetivo institucional de aproximar o CHTV do cidadão.