O Dia Mundial da Asma é um evento anual organizado pela Global Initiative for Asthma e comemora-se desde 1998, em mais de 35 países. O Centro de Saúde de Vouzela em colaboração com o GRESP (Grupo de estudos das doenças respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar), vai celebrar o Dia Mundial da Asma no dia 3 de maio, através da organização da Caminhasma. Uma caminhada pela Vila de Vouzela, com início às 15 horas, na entrada do Centro de Saúde, com o objetivo de sensibilizar a população para a doença.
Convidamos toda a população a juntar-se a nós nesta iniciativa!
A asma é uma doença respiratória crónica, também conhecida por asma brônquica ou bronquite asmática. É provocada por uma inflamação das vias aéreas e carateriza-se pela existência de sintomas respiratórios como sibilância, falta de ar, aperto no peito e tosse, que variam ao longo do tempo e de intensidade, associados a uma limitação do fluxo aéreo expiratório variável.
É uma das doenças respiratórias crónicas mais comuns em todo o mundo e com maior aumento de incidência nos últimos trinta anos. Estima-se que uma em cada vinte pessoas sofra de asma.
Existem vários fatores que desencadeiam frequentemente as crises, nomeadamente infeções respiratórias virais, exercício físico, exposição a alérgenos (por exemplo ácaros), mudanças no clima, risos e substâncias irritantes (fumo, poluição ou cheiros fortes).
A asma é uma doença heterogénea com diferentes processos subjacentes e fenótipos identificados, sendo alguns dos mais comuns:
Asma alérgica – mais facilmente reconhecida, muitas vezes começa na infância e está associada a história de doença atópica, tal como o eczema, rinite alérgica ou alergia a alimentos/ medicamentos.
Asma não alérgica – não associada com a alergia, e que, muitas vezes, não responde tão bem ao tratamento com corticosteróide inalado.
Asma de início tardio – apresenta-se pela primeira vez na idade adulta. Na maioria dos casos, trata-se de asma não alérgica, frequentemente com necessidade de doses mais elevadas de corticóides.
Asma ocupacional ou asma laboral – adquirida no local de trabalho, pode ser induzida ou agravada pela exposição a alérgenos ou outros agentes sensibilizadores. Os sintomas melhoram quando o doente está afastado do local de trabalho (fins de semana ou férias).
Asma induzida pelo exercício físico – quando os sintomas se relacionam exclusivamente com o exercício físico e pioram logo após terminar o exercício (asma de esforço).
UCSP Vouzela e UCC Lafões