Centenas de pessoas participaram esta tarde no funeral do bombeiro Pedro Ferreira, em Oliveira de Frades, que morreu segunda-feira durante o combate ao grande incêndio que deflagrou nesse dia no concelho.
As cerimónias contaram com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da administração interna, Eduardo Cabrita, e do presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, além dos autarcas de Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul, entre outras personalidades.
O corpo de Pedro Ferreira desde a manhã em câmara ardente no quartel dos Bombeiros Voluntários locais, onde várias pessoas prestaram uma última homenagem ao soldado da paz.
Já depois das 18h00, realizou-se uma breve cerimónia de tributo ao bombeiro, acompanhada por muitos populares que encheram as imediações da Rua 7 de Outubro.
O comandante da corporação, Fernando Ferreca, apelou a todos que “pensem antes de fazer no fogo e pensem no Pedro como um herói”, antes de incentivar os operacionais alinhados à sua frente a manterem a “cabeça levantada”.
Centenas de pessoas aplaudiram estas e outras palavras, num gesto que se repetiu várias vezes durante o cortejo fúnebre até ao cemitério paroquial.
Pedro Ferreira terá morrido por inalação de fumo, revelou esta quarta-feira o ministro da administração interna, Eduardo Cabrita, já depois de o fatídico incêndio ser dominado, ao fim de cerca de 48 horas. As chamas terão consumido mais de 2 mil hectares, segundo as previsões da Protecção Civil.