A Câmara de Castro Daire tem em curso a construção de duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) e respectivos coletores de ligação.
As duas obras representam um investimento de nove milhões de euros, mais de seis na nova ETAR de Castro Daire e cerca de três na da Bacia de Courinha, localizada em Arcas.
A autarquia admite que são “investimentos muito elevados”, que têm concentrado e vão continuar a concentrar os recursos financeiros do Município até ao fim das empreitadas, mas realça que são projectos “fundamentais para a sustentabilidade” do território.
A ETAR de Arcas vai servir grande parte das aldeias da Freguesia de Mões e da União de Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos. A obra arrancou há alguns meses e a sua execução encontra-se “em bom ritmo”, garante a Câmara.
Já na ETAR de Castro Daire, que vai servir a freguesia homónima, as infra-estruturas referentes às ligações eléctricas da ETAR e às estações elevatórias estão “em vias de conclusão”, seguindo-se o licenciamento final e posterior entrada em funcionamento.
O Município revela que “na próxima fase, ambas as ETAR`s vão aumentar o seu alcance”, com a construção de novos colectores que “irão conduzir as águas residuais de outras aldeias e freguesias”.