VOUZELA, 20 de Abril de 2024
PUBLICIDADE

Caso de coronavírus confirmado em Portugal

2 de Março 2020

Há ainda um segundo caso que também deu positivo mas que aguarda os resultados de contra-análise do Instituto de Saúde Ricardo Jorge.

O caso confirmado é o de um médico do Hospital do Tâmega e Sousa, de 60 anos, regressado do Norte de Itália Sentiu os primeiros sintomas a 29 de Fevereiro. Está no Hospital de Santo António, no Porto.

O paciente que aguarda a validação é um homem de 33 anos que manifestou os primeiros sintomas a 26 de Fevereiro e tem ligação a Valência. Também se encontra internado no Porto.

O coronavírus está espalhado por mais de 40 países.

Os conselhos da DGS para evitar propagação
A DGS sublinha que não há restrições para quem regresse de área com transmissão comunitária activa do novo coronavírus como o Norte de Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão, mas aconselha que, durante 14 dias, essas pessoas estejam atentas ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória, devendo medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores.

A directora-geral da Saúde pede ainda que os portugueses se contenham mais nos afectos. “Não é preciso beijarmo-nos todos os dias, a toda a hora”, disse Graça Freitas.

Por outro lado, reforça os conselhos relativos à prevenção: evitar contacto próximo com pessoas com sinais de infecção respiratória aguda, lavar frequentemente as mãos, evitar contacto com animais, tapar o nariz e a boca quando espirra ou tosse e lavar as mãos de seguida pelo menos durante 20 segundos.


Todos os direitos reservados • Notícias de Vouzela

Praça da República, 17 3670 – 245 Vouzela

Powered by DIGITAL RM